Acaba de ser lançada oficialmente a versão 3.6 do Mozilla Firefox, um dos navegadores que mais cresce em número de usuários atualmente. Desde o lançamento da terceira geração do browser, seus desenvolvedores buscam sempre aperfeiçoá-lo, um dos grandes objetivos desta nova versão.
O Firefox, que sempre foi um dos navegadores mais inovadores de todos os tempos, agora busca melhorar algumas de suas ferramentas de acordo com boas inovações lançadas no IE8 e no Opera, os dois maiores concorrentes da Mozilla. As novidades da versão 3.6 remetem a velocidade, compatibilidade e personalização.
Finalmente a versão final!
As versões intituladas de RC ou Release Candidate (Candidata ao Lançamento) são prévias quase idênticas do que ocorrerá na que deve ser a final. Elas são úteis para que os usuários testem o programa, confiram suas novidades e, o mais importante, identifiquem falhas e problemas.
O lançamento de uma versão final também é fundamental para que os desenvolvedores de plugins e add-ons atualizem seus aplicativos e evitem problemas de compatibilidade (o que ocorreu em alguns casos na versão RC). Dessa forma o Firefox pode ser utilizado por todos sem receios de que grandes problemas apareçam.
Novidades do Firefox 3.6
Personas nativoUma das maiores novidades fica para aqueles que gostam de personalizar o computador, já que o Personas agora é parte integrante do Firefox. Para quem não sabe, o Personas é um plugin desenvolvido pela própria Mozilla que permite que o usuário aplique uma série de temas diferentes no navegador com um simples clique do mouse. A vantagem dos temas desenvolvidos para este sistema é sua incrível leveza, sem pesar em memória e processamento para a máquina.
Quem já possui o Windows 7 confere uma novidade que facilita muito a navegação pelas diferentes abas do Firefox. Com o programa aberto, basta ao usuário deixar o ponteiro do mouse alguns instantes sobre o ícone presente na jumplist para que no canto inferior da tela sejam exibidas miniaturas de todas as abas abertas, conforme a imagem abaixo:
Além dessa novidade, agora as novas abas aparecem de maneira adjacente à que você estava navegando. Na versão anterior do navegador elas sempre surgiam na ponta direita da tela.
Mais melhorias a caminho
O Firefox 3.6 é o começo do desenvolvimento até chegar à versão 4.0. Os desenvolvedores do navegador têm alguns objetivos já definidos quanto à velocidade de navegação, como melhorar a inicialização e as tarefas básicas de navegação. Isso inclui abrir uma nova aba, abrir uma página favorita, completar automaticamente um endereço e executar conteúdos ricos de mídia.
Em termos de personalização, os objetivos são: desenvolver temas leves que não necessitem reinicializar o navegador, customização do navegador com base no histórico pessoal do usuário e gerenciamento de identidades.
Funções complementares que são alvo dos desenvolvedores incluem busca por abas, ferramentas como restauração e criação de grupos de abas, além de melhorias no gerenciamento de arquivos dentro da janela de downloads. O vídeo abaixo mostra um bom resumo das novidades da versão 3.6 do Mozilla Firefox:
O que você já conhecia
Navegação privativaA versão 3.6 do Firefox manteve o modo de navegação privativa, inspirado nos moldes lançados pela oitava versão do Internet Explorer. A função se encontra no guia “Ferramentas” e pode ser iniciada a qualquer momento, sem que você perca seus dados de sites normais no processo.
Limpeza de histórico personalizada
O Firefox permite decidir qual período de tempo no passado você gostaria de excluir do Histórico. A limpeza ocorre da mesma maneira que nas versões anteriores, dentro do guia “Ferramentas”, mas permite que você decida apagar algumas horas, dias ou o histórico inteiro de navegação.
Outra característica muito interessante do navegador da Mozilla é sua capacidade de informar exatamente a localização do computador no globo, o que permite a sites com funções compatíveis oferecerem o conteúdo ideal para suas necessidades.
Ao adentrar um site que ofereça o recurso, o Firefox pergunta se você deseja enviar sua localização para o serviço. Vale lembrar que nenhum dado ou informação pessoal será utilizado contra você, oferecendo apenas sua localidade a partir do IP de origem de sua máquina.
Outra mudança substancial na estrutura do programa é em relação ao Gecko layout engine, que possibilita visualizar o conteúdo das páginas de uma maneira mais rápida e funcional que as versões anteriores do navegador, minimizando erros.
Também para se adaptar aos novos conceitos do desenvolvimento na internet, o navegador apresenta suporte para o novo formato HTML 5, que conta com inovações em diversos aspectos, em especial no que se refere à mídia exibida nos sites e páginas da web.
Leia mais no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/mozilla-firefox.htm#ixzz1GIzBXmr0
Nenhum comentário:
Postar um comentário